Artigo – Você já se questionou se o seu negócio vale mesmo a pena?
Você já parou para pensar se todo o tempo que está dedicando ao seu negócio vale a pena? Será que ter outro tipo de negócio, ou ainda, um emprego fixo poderia fazer com que você tivesse mais qualidade de vida e talvez atingisse um padrão de vida mais confortável para sua família?
Duas perguntas chave para entender se seu negócio vale mesmo a pena
De fato, a maioria dos autônomos, donos e sócios de pequenas e médias empresas encontram dificuldade em responder claramente se o seu negócio vale mesmo a pena, ou seja, se a empresa dá lucro. Bom, e se você é como a maioria, duas perguntinhas importantíssimas sobre o assunto costumam surgir na sua mente, principalmente nos momentos de estresse:
a) QUAL É O LUCRO DO MEU NEGÓCIO?
b) COMO É POSSÍVEL AUMENTAR OS MEUS RENDIMENTOS PESSOAIS COM O NÍVEL DE VENDA ATUAL?
O fato é que estes dois questionamentos frequentemente ficam sem respostas, mas o negócio continua existindo pela simples lógica de um dia ter sido criado.
Isso muitas vezes acontece porque o dono ou sócio tem medo de enxergar que está perdendo dinheiro e prefere não descobrir que tanto trabalho não gera os resultados esperados. Outras vezes, até existe o desejo de entender melhor se o negócio vai bem ou vai mal, no entanto, a rotina atarefada, os “incêndios” que precisam ser apagados, a complexidade dos conceitos de gestão e a facilidade de usar a conta da empresa também para pagar as contas da casa acabam fazendo com que estas duas perguntas não sejam respondidas de forma clara.
Controlar e medir as receitas e os gastos para identificar se seu negócio vale mesmo a pena
Uma dica simples que pode auxiliá-lo a entender se o seu dinheiro e a sua energia estão sendo realmente bem aproveitados para o negócio é, antes de qualquer coisa, fazer um mapa das receitas e dos gastos que acontecem no mês atual e que irão acontecer no próximo mês. Como resultado de fazer este controle, será possível identificar aonde o dinheiro que entra das vendas está sendo gasto e quanto vai sobrar no final do mês, em outras palavras, você descobre se seu negócio não está dando prejuízo.
E para quem já faz este controle mensal do que entra e que sai de dinheiro da empresa, vale, da mesma forma, planejar as receitas e os gastos para os próximos 2 ou 3 meses, porque assim, você consegue identificar se vai ter dinheiro para pagar as contas futuras e se será necessário reduzir algum gasto ou faturar mais no mês seguinte para manter o equilíbrio financeiro.
Enxergar as receitas das vendas, os gastos e o saldo final (receita menos gastos) no mês é portanto o primeiro passo para entender se o seu negócio vale mesmo a pena na forma como ele é feito hoje.
Para aprender mais sobre como ser especialista no lucro do seu negócio, inscreva-se aqui e receba dicas de gestão exclusivas!
POSTS RELACIONADOS
Entre em Contato!
Rua Dona Francisca, 1930 – Sala 205
Bairro Saguaçu – Joinville – Santa Catarina
[email protected]
(47) 3227-7734